13 Ginastica Artistica Part 2
Saltos sem aparelhos gímnicos: é um momento explosivo e dinâmico, com ou sem progressão, no qual existe uma perda total de contato com o solo e uma acentuada fase aérea, a impulsão e a retomada com o solo pode ser sobre um ou dois pés.
Podem ser classificados em: Grupado, Salto em extensão ou afastamento antero-posterior, Carpado, Tesoura, Salto em “X” (Estendido com afastamento lateral dos MMII), Salto reversão, Salto em arco.
Deve-se amortecer os saltos com uma aterrissagem segura ( chegar primeiramente com a parte anterior da planta do pé, seguida pela parte posterior (calcanhar) para evitar lesões na coluna e nos tornozelos.
Girar: movimento em trono do próprio eixo em apio sobre os dois pés, pode ser executado com ou sem deslocamento variando os segmentos superiores e inferiores.
Balanceio e Circundução: são os movimentos executados de acordo com os planos, combinados com deslocamento, saltos, saltitos e em deslocamentos.
Rolamentos: podem ser executados em torno do eixo transversal e longitudinal, são considerados complexos pelo grau de dificuldade.
A ginástica artística se caracteriza por uma sucessão de esforços estáticos combinados com ações musculares dinâmicas. As séries de argolas, nas barras paralelas, nas barras assimétricas e na trave de equilíbrio são alguns dos exemplos desse tipo de atividades combinadas. TERMINOLOGIA ESPECÍFICA APLICADA À GINÁSTICA ARTÍSTICA
1) As posições básicas do corpo:
Posição estendida: caracteriza-se pela ausência de ângulos nas articulações do quadril e joelhos.
Posição grupada: caracteriza-se pela flexão das articulações do quadril e joelhos.
Posição carpada: caracteriza-se pela flexão do quadril e extensão dos joelhos.
Posição afastada: caracteriza-se pelo afastamento das