125900
Um problema real no mundo corporativo!
O que fazer para evitar
O Trabalho deve ser feito de maneira preventiva nas empresas. Em primeiro lugar a empresa deve ter um código de ética interno, que condiz com o pensamento e os objetivos da empresa. Não resolve a situação, a empresa somente pregar ser e não ser ética e ainda exigir do colaborador esta conduta. Isso só vai levar o colaborador a “boicotar” a empresa e ficar desmotivado com a conduta.
Junto com o código de ética deve ser feita uma política de conscientização dentro da empresa. Neste código a empresa deve deixar clara as regras internas e “punição” para quem desrespeitar as mesmas principalmente ao que se diz sobre o RESPEITO com o colega de trabalho. Deve ser uma cultura, a ser iniciada com os superiores uma vez que a maior parte do assédio ocorre por iniciativa deles.
Um canal aberto de comunicação entre RH e Colaborador pode ajudar a identificar o problema logo de início e tratá-lo de forma eficaz. O trabalho deve ser iniciado nas empresas que ainda não tem essa conduta o quanto antes. Temos que valorizar e cuidar do nosso “Capital Humano”, cliente interno insatisfeito e desmotivado é prejuízo para empresa.
Mais não basta somente o canal de comunicação com o RH, deve haver comunicação entre colaborador, colegas e entre superiores, para que de alguma forma a relação seja saudável.
• Ações que visam o bem estar da equipe:
• Linha direta de comunicação – de forma geral dentro da empresa;
• Reunião Semanal- para discutição do andamento das atividades;
• Café da manhã (lanche, almoço..) – De forma a propiciar a interação da equipe;
• Comemoração de aniversários dos colaboradores- para que ele se sinta importante e parte desta “família”.
Para construção de ambiente corporativo produtivo e lucrativo o investimento incial deverá ser no seu consumidor interno!
Supermercados
Uma Análise do Segmento de Supermercados: Estratégias, Tecnologias e Emprego
Alexandre Werner*
Lidia Micaela