Análises de Balanços
TEMA: ESTRUTURA E ANÁLISE DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
1. INTRODUÇÃO
A Análise das Demonstrações Contábeis é utilizada para demonstrar a situação econômica e financeira de uma empresa. Neste sentido as informações contidas nesta análise ajudam na tomada de decisão.
O estudo apresentado aborda os seguintes indicadores: Liquidez Corrente, Seca, Imediata e Geral; e avalia a capacidade que a empresa possui em satisfazer compromissos de pagamento de dívidas com terceiros. Dessa forma, através dos indicadores de liquidez, pode-se avaliar o equilíbrio ou desequilíbrio financeiro da empresa.
Entretanto para uma boa analise financeira, identifica-se o índice de grau de endividamento da empresa, mostrando a participação de capitais de terceiros e capitais próprios, assim como prazos médios de pagamentos, estocagem e contas a receber. Sendo consideradas como as fontes de recursos da organização.
O objetivo desse trabalho é, tomando por base os demonstrativos financeiros do Magazine Luiza, realizar sua análise financeira e econômica, e através da comparação com outra empresa do segmento, determinar em que medida seu desempenho foi favorável e, por fim, apresentar diagnóstico e relatório da situação da empresa.
1.2 O “MAGAZINE LUIZA”
Em 1957 O casal Luiza Trajano e Pelegrino José Donato compram uma pequena loja na cidade de Franca, interior de São Paulo, chamada “A Cristaleira”, e a inauguram no dia 16 de novembro. Tem início o que seria uma das maiores redes de varejo do País, o Magazine Luiza. O nome da loja foi escolhido em um concurso cultural, promovido em uma rádio local – um exemplo de que, desde então, a empresa ouve e respeita a opinião de seu público.
Em 1966 Dona Luiza e Seu Pelegrino ampliam o espaço da loja, que possuía 500m² na época. O crescimento é impulsionado por uma nova dupla de sócios. A primeira sede administrativa da empresa é implantada em Franca.
De 1974 a 1976 Grandes times precisam de grandes estádios para