123fhf

314 palavras 2 páginas
sdfdsfsdf1) Quais as causas da intensificação dos movimentos populacionais no final do século XX? As migrações têm quase sempre as mesmas motivações: a fuga a pobreza, o desemprego, a destruição do meio ambiente, a guerra, a violência, a perseguição politica ou religiosa.

As motivações/causas das migrações podem ser agrupadas em:

- Económicas: o desemprego, o subemprego, os baixos salários, a pobreza, o baixo nível de vida levam a população a procurar noutros países ou regiões melhores condições de vida. E a causa económica que mais tem contribuído para os movimentos migratórios, sobretudo de países em desenvolvimento, para os mais desenvolvidos.

- Naturais: as catástrofes naturais, como as secas, as inundações, as erupções vulcânicas, os sismos, obrigam, quando muito intensas, a população a deslocar-se para outros locais.

- Socioculturais: o desejo de uma maior realização profissional, associada a melhoria da instrução ou a especialização, tem contribuído para o aumento da saída de pessoas, por exemplo, para estudar no exterior, ou para trabalhar em grandes centros de investigação cientifica ou empresas de vanguarda. Este fenómeno tem ficado conhecido como "fuga de cérebros".
2) Qual a diferencia entre as migrações internacionais do século XIX e as atuais? As migrações internacionais do século XIX foram devidas ao aumento demográfico, reduzindo os salários, ou seja, acarretando a fome, a miséria e a pobreza, as pessoas migravam para conseguirem melhores condições econômicas, procurando terras mais baratas e também pela atração de riqueza de outros países. E as migrações atuais são devidas as buscas de empregos, oportunidades de estudos, ou fugindo da violência de guerras, de perseguições políticas e religiosas.

Relacionados