sistema nervoso introdução
O sistema nervoso, juntamente com o sistema endócrino, é responsável por integrar e coordenar a função dos diferentes órgãos e tecidos do organismo humano, como respiração, circulação e digestão. Permite, também, ao corpo a reação e adaptação contínua às variações do ambiente externo e interno.
O tecido formador do sistema nervoso apresenta dois tipos principais de células características: o neurônio e a neuroglia. O neurônio é a unidade básica funcional responsável por processar, transmitir e receber o impulso nervoso. A neuroglia, ou glia, constitui um conjunto de células responsável pela sustentação do tecido nervoso.
Em caráter funcional, pode-se dividir o sistema nervoso em sistema nervoso somático (da vida de relação) e sistema nervoso autônomo ou visceral (da vida vegetativa). O sistema nervoso somático é aquele que relaciona o organismo com o ambiente e o sistema nervoso autônomo é aquele que se relaciona com a inervação e o controle visceral.
Anatomicamente, o sistema nervoso pode ser dividido em sistema nervoso central (SNC) e sistema nervoso periférico (SNP). O SNC é constituído pelo encéfalo (cérebro, tronco encefálico e cerebelo) e pela medula espinal. O SNP é formado pelos nervos (cranianos ou espinais) e pelos gânglios nervosos.
05.2. SINAPSES ELÉTRICAS
Em alguns tipos de neurônios, o potencial de ação se propaga diretamente do neurônio pré-sináptico para o pós sináptico, sem intermediação de neurotransmissores. As sinapses elétricas ocorrem no sistema nervoso central, atuando na sincronização de certos movimentos rápidos.
06.0. SISTEMA NERVOSO CENTRAL
06.1. INTRODUÇÃO
O encéfalo está localizado no interior do crânio e a medula espinhal no interior de um canal existente na coluna vertebral. O encéfalo e a medula são formados por células glia, por corpos celulares de neurônios e por feixes de dentritos e axônios.
06.2. MENINGES
Tanto o encéfalo como a medula espinhal são protegidos por três camadas de