123456789
O silogismo é um termo proveniente do grego antigo e significa “raciocínio”, é uma palavra muito utilizada no meio filosófico, principalmente nos estudos realizados por Aristóteles. Esse filósofo efetuou o conceito de argumentação lógica e perfeita baseada em três proposições relacionadas entre si.
A partir dessas três proposições é possível encontrar uma conclusão, sendo as duas primeiras consideradas “premissas”. A ideia de silogismo foi publicada por Aristóteles nos estudos “Analíticos anteriores”.
Todas as premissas encaminham o pensamento para a conclusão sempre havendo uma relação coerente entre as três, ou seja, uma relação de causa e consequência. Podemos dizer, que o silogismo é um argumento dedutivo constituído por três proposições que se apresentam de maneira encadeada:
Premissa maior (1ª)
Premissa menor (2ª)
Conclusão (3ª)
Premissa – significa a proposição, o conteúdo, às informações essenciais que servem de base para um raciocínio, para um estudo que levará a uma conclusão.
As premissas são os fundamentos de fato, e os fundamentos de direito, que são os pressupostos lógicos do pedido. As premissas serão as responsáveis pela conclusão.
Premissa maior e premissa menor
Uma premissa é uma proposição presente em um silogismo e que permite chegar a uma determinada conclusão através de uma dedução. Existe a premissa maior, que contém o termo maior, que culminará na conclusão; e a premissa menor, que contém o sujeito da conclusão.
Ex:
Premissa maior: Todos os seres humanos são mamíferos.
Premissa menor: O Pedro é um ser humano.
Conclusão: Logo, o Pedro é um mamífero.
Neste caso, "mamífero" é o termo maior, "seres humanos" é o termo médio e "Pedro" é o termo menor.
Relação entre termos
Termo maior- Termo de maior extensão. Itegra a premissa maior e aparece como predicado da conclusão.
Termo médio- Termo de extensão intermediaria. Repete-se nas duas premissas mais na aparece na conclusão.
Termo menor- Termo de menor