12345677890

2796 palavras 12 páginas
O ecossistema é um conceito criado em 1935 pelo ecólogo Arhtur Tansley para se referir às comunidades de seres vivos e aos locais onde eles vivem, compreendendo assim todas as relações de um com o outro. Como o nome sugere, denomina-se ecossistema terrestre aquele localizado sobre a terra, enquanto os encontrados na água são considerados ecossistemas aquáticos.
TUNDRA- A Tundra, cujo nome significa planície pantanosa, distribui-se ao redor do Pólo Norte, acima de 60 graus de latitude norte. É caracterizada pela ausência de árvores, pela presença de plantas anãs, e pela superfície do solo coberta por um tapete de musgos e liquens espalhados junto a ervas de floração e arbustos baixos. Desenvolve-se ao sul do gelo polar, onde a superfície se derrete por uma curta temporada. O solo, abaixo dessa profundidade permanece gelado. O processo alternado de congelamento e fusão na superfície do solo, produz um pequeno ciclo, durante o qual o nível do solo se eleva e abaixa novamente. Este movimento ajuda o ciclo de nutrientes. Grandes quantidades de produtos da fotossíntese são produzidas e armazenadas no verão.
A diversidade de espécies da tundra é relativamente pequena. As comunidades de plantas são normalmente constituídas por algumas poucas espécies de plantas anãs, algumas poucas espécies de grama, juncos e musgos. O lemingue, um pequeno roedor, é um dos representantes da fauna adaptado para prosperar neste ambiente hostil, escondendo-se abaixo da neve e nutrindo-se da matéria vegetal armazenada. Ele faz parte da cadeia alimentar de consumidores de níveis tróficos mais elevado, como corujas da neve, raposas e lobos.
TAIGA - É caracterizada por um bioma florestal frio, localizado ao sul da tundra, entre 45 e 57º de latitude norte, e é também conhecida como floresta de coníferas. Apresenta verões mais longos, caracterizada pela grande ocorrência de lagos, e é considerado um bosque perene, com uma maior quantidade de espécies de plantas e animais, quando comparado à

Relacionados