Trabalhos
IBM - Cada “ibmista”, ou empregado da IBM, deve sentir-se intimamente relacionado aos resultados da divisão onde trabalha e luta pelos objetivos da mesma em uma atitude competitiva. Descentraliza-se a empresa, devendo o empregado inserir-se totalmente na divisão onde trabalha. A fim de estimular-se esta inserção, bem como a absorção de novos valores e criação de novas atitudes, como a participativa, a “obsessão interna pela qualidade”, assumir riscos, a implementação do MDQ (Market Driven Quality), para superar-se resistências a mudanças, como o fim do estilo de gerência paternalista, utilizam-se de elementos da cultura paternalista, utilizam-se de elementos da cultura organizacional da empresa, em um processo de re-socialização dos empregados, a partir de novos significados que foram estabelecidos na mudança de paradigma.
Facebook - Apontada como uma das mais inovadoras do mercado possui modelo de gestão bem mais flexível e enxuto. É uma empresa em que os colaboradores são incentivados a serem autogerenciáveis, e terem liberdade para resolver seus problemas com mais autonomia. Essa liberdade permite com que as pessoas desenvolvam sua criatividade, e promovam a inovação.
Google - A Google foi fundada com base na idéia de que o trabalho deve ser um desafio e que o desafio deve ser divertido. Acreditam que as coisas boas e criativas acontecem mais facilmente quando se adota a cultura empresarial certa – e não estão a falar apenas de candeeiros de lava e bolas de borracha. A ênfase dada aos feitos da equipe e o orgulho nos êxitos individuais contribui para o êxito global da empresa. Dão muito valor aos seus colaboradores – pessoas enérgicas e apaixonadas das mais variadas procedências, com abordagens criativas no trabalho, na diversão e na vida. O ambiente pode ser informal, mas quando surge uma nova idéia à mesa do café, numa reunião de equipe ou no ginásio, ela é partilhada, testada e posta em prática com uma rapidez estonteante, e pode até ser a