1234567432556
2046 palavras
9 páginas
Sistema de Ensino Presencial Conectado serviço socialFLÁVIA MOREIRA MENDES FLORENTINO
ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
Nilópolis
2012
FLÁVIA MOREIRA MENDES FLORENTINO
ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
Trabalho de serviço social apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR , como requisito parcial para a obtenção de média bimestral na disciplina de Psicologia Geral, Antropologia, Formação Social, Política e Econômica do Brasil, FHTM do Serviço Social l.
Orientador: prof. Lisnéia Rampazzo, Giane Albiazzetti, Gleiton Lima e Rosane Malvezzi
Nilópolis 2012
INTRODUÇÃO
Foi o tempo em que saber ler e escrever era suficiente para ter acesso ao conhecimento, a serviços e ao mercado de trabalho. Agora, além de dominar a escrita, a leitura e cálculos básicos, é preciso saber usar o computador e a internet. Ou seja, dominar as novas tecnologias. Sem esse conhecimento, o indivíduo será excluído das oportunidades de inserção produtiva na sociedade. É o analfabetismo digital - uma nova forma de exclusão - que o governo quer combater com o Plano Nacional de Banda Larga, que levará conexão à internet a escolas, bibliotecas e órgãos públicos de todo País.
DESENVOLVIMENTO
As transformações sociotécnicas pelas quais têm passado as sociedades contemporâneas elevaram a comunicação e a informação a elementos centrais na produção de riquezas e na distribuição do poder. Novo paradigma tecnológico da sociedade informacional, a informação é a matéria prima da mudança tecnológica. A valorização social e econômica dos produtos, sejam materiais ou imateriais, depende de sua difusão e valorização em rede, portanto depende diretamente da informação e da comunicação. Para alguns autores o enriquecimento social depende, na contemporaneidade, da