12313
Logística
INTRODUÇÃO À ECONOMIA
PARTE 2 - Microeconomia
1
Profª. Idália Antunes Cangussú Rezende idalia@ifes.edu.br CONCEITO
A microeconomia ou teoria dos preços analisa a formação de preços de bens e serviços e de fatores de produção em mercados específicos.
É o estudo do funcionamento da oferta e da demanda na formação do preço, isto é, o preço obtido pela interação do conjunto de consumidores com o conjunto de empresas que fabricam um dado bem ou serviço.
Predomina a visão de mercado especifico.
2
ABORDAGEM ECONÔMICA
A Economia analisa os custos de oportunidade (implícitos) e os custos explícitos (desembolsos incorridos pelas empresas)
Agentes da demanda: consumidores que se dirigem ao mercado com o intuito de adquirir um conjunto de bens ou serviços que lhe maximize sua função utilidade.
Empresa: combinação realizada pelo empresário dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, de tal modo organizados para se obter o maior volume possível de produção ao menor custo.
Empresário: sujeito da atividade econômica.
Objeto: é o estabelecimento, que é o complexo de bens corpóreos e incorpóreos utilizados no processo de produção;
Empresa: complexo de relações jurídicas que unem o sujeito ao objeto da atividade econômica.
3
PRESSUPOSTOS BÁSICOS DA ANÁLISE
MICROECONÔMICA
A hipótese coeteris paribus: ao analisar um mercado específico parte-se
da hipótese de que tudo o mais permanece constante.
O foco do estudo é dirigido apenas àquele mercado, analisando-se o papel que a oferta e a demanda nele exercem, supondo que outras variáveis interfiram muito pouco.
Adotando-se essa hipótese torna-se possível o estudo de determinado mercado, selecionando-se apenas as variáveis que influenciam os agentes econômicos – consumidores e produtores.
Exemplo:
Efeito do preço sobre a procura de uma mercadoria.
Hipótese: A renda