123 E
Leia o caso concreto e responda as perguntas apresentadas: Sociedade mais competitiva exige famílias menores Em artigo publicado recentemente no Washington Post, o conhecido jornalista Alan Carlson aponta a crescente competitividade que existe nos países mais desenvolvidos como uma das principais causas da queda dos índices de natalidade. Os filhos seriam um “obstáculo” ao sucesso profissional dos pais, por causa do tempo e do dinheiro que teriam de ser dedicados à educação das crianças. Por este motivo mais e mais casais optam por casamentos sem filhos ou mesmo por não casarem. Nas sociedades em que o capitalismo está no auge do seu desenvolvimento, bom mesmo é ficar sozinho. Será? (Adaptado do jornal Folha de são Paulo de 18-08-2006.) 1- Segundo a teoria da ação social de Weber, que tipo de ação está presente no texto? Justifique:
Sim, por que a ação social é um comportamento humano, ou seja, uma atitude interior ou exterior voltada para ação ou abstenção. Esse comportamento só é ação social quando o ator atribui a sua conduta um significado ou sentido próprio, e esse sentido se relaciona com o comportamento de outras pessoas.
2- O texto apresenta a ideia de “ficar sozinho”, exemplo típico do individualismo crescente, como uma boa alternativa na sociedade contemporânea. Neste sentido, explique, segundo a visão weberiana, por que o individualismo é uma tendência da sociedade moderna.
A cultura e a configuração do mundo ocidental que invocam a liberdade no individualismo do consumo e do poder monetário, apresentam um quadro de insatisfação e sofrimento social, seja por necessidades econômicas e materiais, ou por necessidades existenciais, mas, em contrapartida, colocam em relações mais próximas diversas sociedades e tipos culturais peculiares. Estas aproximações ajudam a entender o processo cultural e conseqüentemente apontar caminhos para a resolução de problemas existentes nas sociedades, em busca de uma melhor