1222
Devido há um grande número de movimentação na região e dentre outros fatores, pode-se observar que nele há uma quantidade significativa de poluição, uma vez que há vários esgotos despejados no Ribeirão Arrudas sem tratamento.É notável também o grande número de despejamento de vários materiais como entulho, plasticos, materiais organicos, e metais que podem comprometer a saúde desta população.
As fontes locais de poluentes podem ainda ter efeitos sobre a saude cuja abrangência supera o entorno imediato.Um número de fontes locais, difundindo-se pelo ar,água, solo ou mesmo por dutos tansportadores, atuam de forma cumulativa e podem levar, por exemplo, à perda da biodiversidade ou à degradação do solo em por via indireta, causar diferentes impactos sobre a saúde da população de uma região, ao comprometer os alimentos ou as fontes de água potável. Podem também contaminar o solo com a disposição inadequada de resíduos, ou o ar com monóxido de carbono, óxidos nitrosos, dióxido de enxofre e material particulado sólido, refletindo-se em elevação das taxas de morbidade e mortalidade por doenças dos aparelhos respiratório e circulatório, particularmente em grupos populacionais mais suscetíveis como as crianças, idosos e asmáticos. ( RIGOTTO 2003 ).
O número considerável de lixos jogados no Ribeirão Arrudas além de ser um fator determinante prejudicial a saúde da população regionalizada, também serve de ambiente fávoravel para o aparecimento de animais como roedores,moscas, e alguns animais peçonhentos como lacraias