12 Previsao E Analise Da Demanda
Departamento de Administração
Disciplina: Métodos e Medidas I
Professor: Ozório K. Matsuda
PREVISÃO E ANÁLISE DA DEMANDA
A previsão da demanda é a base para o planejamento estratégico da produção, vendas e finanças de qualquer empresa. (Tubino, 2009)
Envolve uma boa dose de experiência e julgamento pessoal do planejador. O que se pode garantir é que o valor previsto será sempre uma aproximação do valor real. (Tubino, 2009)
Em sistemas de produção em massa a demanda é mais estável e mais fácil de ser prevista; em sistemas de produção por encomenda, há uma espera até que o cliente decida pedir para então trabalhar com o tempo de entrega. (Tubino, 2009)
Etapas:
1. Objetivo do modelo: definir a razão pela qual necessita de previsões (tipo de produto, grau de acuracidade da previsão, recursos disponíveis).
2. Coleta e análise dos dados: coletar e analise os dados históricos do produto, visando identificar e desenvolver a técnica de previsão que melhor se adapte.
3. Seleção da técnica de previsão: decidir qual a técnica de previsão é mais apropriada (qualitativas ou quantitativas – custo x acuracidade).
4. Monitoração do modelo: identificar se a técnica e os parâmetros utilizados estão sendo válidos. (Tubino, 2009)
TECNICAS DE PREVISÃO DE DEMANDA
Características gerais:
Supõe-se que as causas que influenciaram a demanda passada continuarão a agir no futuro;
As previsões não são perfeitas, pois não se é capas de prever todas as variações aleatórias que ocorrerão;
A acuracidade das previsões diminui com o aumento do período de tempo utilizado;
A previsão para grupos de produtos é mais precisa do que para os produtos individualmente, visto que no grupo os erros individuais de previsão se minimizam.
Existem técnicas qualitativas e quantitativas de previsão.
As qualitativas são baseadas na opinião e no julgamento de pessoas-chave, especialistas nos produtos ou nos mercados onde atuam estes produtos. São empregadas quando não se dispõem