12 Arte Cont No Brasil II
ENSINO MÉDIO
SÉRIE: 3ª
PROFª: Thais
NOME:
ARTE - TEXTO 12
N.º:
TURMA:
ARTE CONTEMPORÂNEA NO BRASIL – PARTE 2
Adriana Varejão
Adriana Varejão é uma artista plástica brasileira contemporânea.
Participou de diversas exposições nacionais e internacionais, entre elas, na Bienal de São Paulo, Tate Modern em Londres e MoMa em Nova Iorque. Trabalha bastante com azulejos e está entre as mais bem-sucedidas do circuito mundial.
Sua obra tem como base o período colonial brasileiro e se inspira nos botequins cariocas e nos banheiros públicos europeus.
Nessa escultura Linda do Rosário (2004), arquitetura está associada com o corpo, e a carne torna-se o material construtivo. O Colecionador é a maior pintura da série saunas; neste trabalho, a artista recorre a uma paleta quase monocromática para criar um interior labiríntico idealizada. Com suas peças em luz e sombra, a pintura evoca espaços de prazer e sensualidade, e isso reflete o projeto de arquitetura do pavilhão, propondo uma continuidade virtual do espaço.
A obra Celacanto provoca maremoto de Adriana Varejão promove uma articulação entre pintura, escultura e arquitetura, revisitando elementos e referências históricos e culturais. Sua obra tem como base o período colonial brasileiro e se inspira nos botequins cariocas, mercados de carne e nos banheiros públicos europeus. Através da releitura de elementos visuais incorporados à cultura brasileira pela colonização, como a pintura de azulejos portugueses, ou a referência à crueza e agressividade da matéria nos trabalhos com “carne”, a artista discute relações paradoxais entre sensualidade e dor, violência e exuberância. Seus trabalhos mais recentes trazem referências voltadas para arquitetura, inspirada em espaços como açougues, botequins, saunas, piscinas etc, e abordam questões tradicionais da pintura, como cor, textura e perspectiva. Vik Muniz
Vicente José de Oliveira Muniz cursou publicidade na Fundação Armando
Álvares