11ª ano
A Revolução Francesa é considerada pelos historiadores o marco que assinala o fim da Idade Moderna e o início da Idade Contemporânea. O movimento foi o mais poderoso golpe contra o Antigo Regime na França e repercutiu em toda a Europa e em várias regiões do mundo, inclusive na América.
Os revolucionários franceses, sob o lema liberdade, igualdade e fraternidade, levaram os ideais iluministas as últimas consequências. Procuraram instituir um Estado caracterizado por maior participação política da população e pela diminuição das desigualdades sociais. Inauguraram assim um Estado que tinha em sua base o "povo" e o direito à cidadania.
A convenção
Girondinos e Jacobinos * Os 760 deputados da Convenção apresentavam projectos políticos bastante diferentes. Os republicanos e os burgueses tinham todos fortes ligações ao Clube dos Jacobinos, dentro do clube distinguia-se um grupo mais moderado, defensor da propriedade e da liberdade do comércio e um mais radical, adepto de uma repartição mais justa da propriedade e da violência para defender os interesses pessoais; * Os moderados ficaram conhecidos por Girondinos, pois provinham a maior parte do departamento de Gironda; * Os radicais, apelidados de Montanheses, provinham de Paris e de departamentos ameaçados pela invasão estrangeira; * O diferendo entre Girondinos e Montanheses atingiu o auge com o julgamento de Luís XVI, os montanheses pediam a pena de morte do rei, os Girondinos inclinavam-se para um julgamento clemente do monarca; * Os montanheses acabam por ganhar com 387 votos contra 334 e o rei é condenado à morte.
A pressão dos Sans-Culottes * Desde a transformação dos Estados Gerais em Assembleia Nacional Constituinte até à suspensão do rei, a Revolução Francesa foi conduzida pela burguesia; * Uma nova força social (sans-culottes) impôs o seu protagonismo e determinou o rumo da Revolução; * Os sans-culottes eram um grupo essencialmente urbano, formado