119INPI14 022 25
3295 palavras
14 páginas
||119INPI14_022_25N372037||CESPE | CEBRASPE – INPI – Aplicação: 2014
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
Com relação à registrabilidade de marcas, julgue os itens
Quanto aos direitos sobre a marca, julgue os itens que se seguem.
subsequentes.
61
É defeso ao titular da marca ceder o registro ou licenciar o uso da marca.
62
A aquisição da propriedade sobre a marca ocorre com a expedição válida do registro, e, a partir de então, ao titular é assegurado o uso exclusivo da marca registrada em todo o território nacional.
63
A utilização de marca para distinguir determinado produto assegura ao requerente direito inalienável de precedência ao registro. 64
Os fabricantes de acessórios de determinada marca podem referir-se a ela para indicarem a destinação dos seus produtos, independentemente de autorização do titular da marca, estando condicionados a observarem a lealdade de concorrência.
51
Quando se quer indicar ao consumidor que determinados produtos ou serviços são fabricados ou prestados por membros de uma entidade específica, deve ser aplicada a esses produtos ou serviços a marca coletiva relacionada à entidade em questão. 52
É admissível no Brasil o registro de sinal sonoro como marca distintiva de determinado produto ou serviço.
53
A designação ou sigla de entidade ou órgão público não é registrável, salvo quando requerido o registro pela própria entidade ou órgão público a que a sigla está vinculada.
54
A marca de produto ou serviço é um sinal ou símbolo utilizado por uma empresa para distinguir um produto ou serviço seu de outro idêntico, semelhante ou afim, de origem diversa.
55
Considerando a legislação que rege o funcionamento do INPI, julgue os itens seguintes.
65
O planejamento da política de qualidade das atividades de marcas é função exclusiva do presidente do INPI ou do vice-presidente em exercício.
66
À diretoria de marcas compete participar das atividades articuladas entre o INPI e outros órgãos, empresas e entidades, visando ampliar a