1 aula Ambiente de Auditoria ubc
É o levantamento, estudo e avaliação sistemática das transações, procedimentos, operações, rotinas e das demonstrações financeiras de uma entidade.
A auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem o objetivo de emitir parecer sobre sua adequação, consoante os Princípios
Fundamentais de Contabilidade e a legislação específica.
Controla as áreas-chave nas empresas a fim de evitar situações que propiciem fraudes, desfalques e subornos através de testes regulares nos controles internos específicos de cada organização.
Objetivo
É o processo pelo qual o auditor se certifica da veracidade das demonstrações financeiras preparadas pela companhia auditada. Em seu exame, o auditor, por um lado, utiliza os critérios e procedimentos que lhe traduzem provas que assegurem a efetividade dos valores apostos nas demonstrações financeiras e, por outro lado, cerca-se dos procedimentos que lhe permitem assegurar a inexistência de valores ou fatos não constantes das demonstrações financeiras que sejam necessários para seu bom entendimento.
Objeto
É o conjunto de todos os elementos de controle do patrimônio administrado, os quais compreendem registros contábeis, papéis, documentos, fichas, arquivos e anotações que comprovem a legitimidade dos atos da administração, bem como sua sinceridade na defesa dos interesses patrimoniais.
Pode ter por objeto, também, fatos não registrados documentalmente mas relatados e cujas informações mereçam confiança. Exercendo sua ação preventiva, saneadora e moralizadora pode confirmar a veracidade dos registros e a confiabilidade dos comprovantes por fontes externas.
Aspectos sobre a riqueza patrimonial 1. Aspecto administrativo: contribui para redução da ineficiência, negligência, incapacidade e improbidade de empregados e administradores;
2. Aspecto financeiro: resguarda créditos de terceiros
(fornecedores e financiadores) contra possíveis fraudes e dilapidações do patrimônio, permitindo maior