118784700361

483 palavras 2 páginas
Resenha do livro Oque faz brasil Brasil?

O povo brasileiro é marcado pela questão da diversidade. Uma diversidade de cores, fisionomias, tradições e costumes que atestam a riqueza da população que ocupa todo esse território. Devido a diversos grupos de imigrantes, os brasileiros possuem uma rica diversidade de culturas, que sintetizam as diversas etnias que formam o povo brasileiro. Por essa razão, não existe uma cultura brasileira homogênea, e sim um mosaico de diferentes vertentes culturais que formam, juntas, a cultura brasileira. Em sua obra "O Que Faz o Brasil, Brasil?", o antropólogo Roberto Damatta compara a postura dos norte-americanos e a dos brasileiros em relação às leis. Explica que a atitude formalista, respeitadora e zelosa dos norte-americanos causa admiração e espanto nos brasileiros, acostumado a violar e a ver violada as próprias instituições; no entanto, afirma que é ingênuo creditar a postura brasileira apenas à ausência de educação adequada. Pode-se creditar à pouca-vergonha do brasileiro.
Na realidade, o autor, não quer que ocorra a separação do "brasil" e "Brasil", o que ele realmente deseja e pretende, é fornecer instrumentos que possibilite a explicação das relações sociais inserida na sociedade. Questionando com um pequeno (brasil) e um grande (Brasil) se ligam entre si e no final tornam-se único e transforma-se naquilo que denominamos de "pátria".
Em "O que faz o brasil, Brasil?" Da Matta fala sobre: a questão da identidade brasileira; a relação casa-rua-trabalho; sobre a ilusão das relações raciais; a relação entre as comidas e as mulheres; o momento do carnaval, no qual o mundo passa a ser visto como teatro e prazer; sobre as festas da ordem e o modo de "navegação social": a malandragem e o jeitinho; e, questões ligadas às crenças do povo brasileiro. A obra nos remete à idéia de dois brasis – um com o "b" (simbolizando o país explorado) e outro com "B" (simbolizando uma nação com suas

Relacionados