111562839990
493 palavras
2 páginas
4. DISCUSSÃO4.1) Experimento I
Por meio dessa analise concluímos que no experimento III, por estar privado de água, e condicionado a pressionar a barra, a probabilidade do sujeito em pressionar a barra aumentou. O rato nos primeiros momentos aperta freneticamente a barra a fim de conseguir mais água, uma vez que estaria privado a dois dias de água, o declínio para esse comportamento é justificado pelo motivo de que o rato se saciou ou está exausto.
4.2) Experimento II
O gráfico que representa a extinção demonstra que o rato depois de ser condicionado, foi extinto do reforço positivo de pressão a barra, e mesmo assim continuou realizando as respostas. Com um decréscimo desse comportamento conforme ele percebia ser em vão, porem pela eficácia do condicionamento ainda sim ele efetuava o ato de pressionar a barra.
A variabilidade do comportamento presente durante a extinção nos mostra uma série de comportamentos que o sujeito produz, para conseguir obter novamente água, até mesmo comportamentos que antes eram reforçados no método de aproximações sucessivas, e até mesmo de estresse como, morder a barra e bebedouro.
4.3) Experimento III
Neste momento do experimento o sujeito que acabava de passar por extinção do comportamento de pressão a barra, não tenta muitas vezes pressionar a barra como mostra o gráfico, apesar de utilizados o método de aproximação sucessiva, esse não foi tão necessário, pois logo o rato ao perceber que conseguia novamente o reforço de pressão à barra com uma gota de água, volta a se comportar como fora condicionado no experimento I, e o gráfico mostra um rápido acréscimo de comportamentos de pressão à barra nos cinco minutos seqüentes.
5. CONCLUSÃO
A partir das práticas laboratoriais propostas e da análise dos resultados realizada na discussão dos gráficos, pode-se relacionar a teoria, a qual foi passada em sala de aula com os procedimentos das aulas práticas ocorrida em laboratório.
Foi possível comprovar que para