1111111111111111
-Bipartida em :
Superior : Nações capitalistas mercantis, de dominação imperialista industrial.
Inferior : Áreas coloniais.
Neocolonialismo
O processo de industrialização foi dissociativo e extremamente conflitivo.
-Aprofundamento da diferenciação social
-Intensificação do êxodo rural, acumulando nas cidades enormes massas marginalizadas.
-Ameaça de revolta e reordenação do sistema
-Intensificação dos sistemas migratórios induzidos pelo governo( afim de se livrar dos excedentes populacionais. Essas translações devem ter retirado do quadro europeu cerca de 100 milhoes de pessoas no ultimo século e meio.
-Consolidação do sistema capitalista industrial
-Inglaterra e França são as nações que primeiro amadurecem como formações sócio-culturais imperialistas industriais, após elas vem os EUA.
-Elevação do padrão de vida da população desses países
-Na ordem externa, impõem situação de extrema penúria aos povos já submetidos ao estatuto colonial
-O papel dos povos atrasados já não sera mais de fornecer ouro, prata e especiarias e sim de fornecer matéria-prima para a produção industrial (minérios, petróleo, borracha, algodão)
-Novos gêneros de exportação como: café, cacau, carne bovina, frutas tropicais,etc, requeridos em proporções crescente pelos mercados da sociedade industrializada.
-O mesmo processo de industrialização que multiplica fábricas nos países mais avançados, alarga simultaneamente as áreas de plantação e de pastoreio comerciais, de extrativismo florestal ou de minérios de exploração nos países periféricos.
-Implantação imperialista é dividida em três etapas:
Primeira etapa : exportação de manufaturas e pela conquista de fontes privativas de matérias-primas ou de mercados cativos.
Segunda etapa : fusão de empresas em grandes monopólios
Terceira etapa : Instalação de subsidiárias das grandes corporações monopolistas, com o fim de drenar os capitais gerados nas nações pobres para enriquecer ainda mais as