Anselmo de Cantuária - A Verdade
UFF
Anselmo de Cantuária
“A Verdade”
Mariangela Mello Cunha
Profº: Paulo Faitanin
Julho de 2013-07-09
Niterói - RJ
Anselmo de Cantuária
A verdade
Resumo: Este presente artigo, tem como propósito mostrar um pouco da vida de Anselmo, o que o levou a desenvolver sua doutrina sobre a verdade e seus argumentos a respeito da existência de Deus.
Introdução:
Anselmo, nascido na cidade de Aosta, na região do Piemonte, Itália, no ano de 1033. Vindo de família tradicional e possuidora de uma significante fortuna. Em 1056, contrariando a vontade de seu pai, deixou sua cidade e ingressou no mosteiro beneditino de Bec, na Normandia, ao norte da França. Em 1063, foi eleito prior, devido a sua grande capacidade intelectual e sua incrível piedade.
Foi em Bec, que Anselmo desenvolveu suas qualidades dialéticas, fazendo dele uma figura de primeiro plano na história da filosofia, que se deu com o Monológio. Dois anos depois redigia a outra parte da obra sobre o mesmo tema, o Proslógio.
Estando ele insatisfeito com o Proslógio, por achá-lo de difícil entendimento, começou a pensar se não seria possível encontrar um argumento válido em si e por si, que o permitisse demonstrar a existência de Deus e, que este seria o Bem Supremo, não necessitando de nada mais, ao contrário, que todo o restante precisaria dele para existir.
Desta forma, Anselmo procura somente um argumento, que sozinho pudesse fornecer aos cristãos provas adequadas no que dizia respeito à substância divina. E assim, partindo de um dado da fé, ele consegue exclusivamente, através da razão, provar a verdade a respeito de Deus e, que ele se trata de um ser que não pode conceber nada mais (perfeito) do que ele.
O problema era mostrar, que este ser não existia apenas dentro do pensamento de cada pessoa, mas sim, era como uma realidade fora da inteligência.
Sendo assim, Anselmo passa a examinar o problema do