111111
Além da isolação, os condutores podem ter em sua composição um fino revestimento de metal ou liga para evitar corrosão do metal e até mesmo a degradação pela presença de atmosfera agressiva no ambiente da instalação. O fio estanhado, por exemplo, possui essa característica.
A cobertura pode ser composta dos mesmos materiais usados na isolação, sendo que o mais utilizado é o PVC, mas não possui a mesma composição do polímero usado na isolação, pois não tem função isolante, mas sim de resistência mecânica e/ou química. Também podem ser usados na cobertura o neoprene e o hypalon, que são geralmente aplicados em cabos para instalações que exigem desempenhos mecânico e/ou químico específicos, como plataformas de petróleo.
Em baixa tensão, para aplicações específicas, os condutores ainda podem receber uma blindagem para proteger o ambiente em que o cabo está instalado contra os “ruídos elétricos” que o circuito pode gerar ou proteger as veias do cabo contra os “ruídos” existentes no local. Geralmente são usados materiais metálicos com baixa resistência elétrica, como fitas de cobre, de alumínio poliéster e tranças de fios de cobre. Os condutores comumente blindados são aqueles para controle e instrumentação.
Para cabos de média tensão, a blindagem é obrigatória. “A função da blindagem é fazer com que o cabo se comporte como se fosse um condutor sólido e o campo elétrico fique confinado no interior do cabo, pois não é possível fazer um condutor solido para média tensão”, acrescenta