11 Marketing Global Servi Os
Administração de empresas de serviços e de serviços auxiliares
Características
O produto central da oferta de serviços é uma ação, um desempenho. Em decorrência disto, surgem aspectos que caracterizam e distinguem serviços de bens tangíveis, que são:
Intangibilidade
O fato de serviços serem predominantemente intangíveis constitui-se na diferença fundamental quando comparados a produtos físicos. Não podendo ser vistos, provados, sentidos, ouvidos, cheirados ou apalpados. Esta característica traz como principal conseqüência a dificuldade de avaliação pré-compra por parte do consumidor.
Inseparabilidade entre produção e consumo
Em serviços, a produção e o consumo geralmente ocorrem ao mesmo tempo. Por ser um desempenho, um serviço não pode ser produzido para posterior venda ou consumo. O serviço, normalmente, primeiro é vendido para, então ser produzido e consumido simultaneamente.
Há a implicação do prestador dos serviços estar fisicamente presente no momento da ação. Pode, também, ser obrigatória a presença do cliente. Nesses casos, o comportamento e a conduta do implementador do serviço assumem papel fundamental na satisfação do cliente.
No caso de serviços pessoais os compradores podem querer um fornecedor específico, porém, o seu tempo é limitado e pode não conseguir atender a todos.
Impossibilidade de estocagem
Contrariamente aos produtos físicos, serviços não podem ser estocados. Em decorrência, a perecibilidade dos serviços traz consigo o problema da adequação entre oferta e demanda. Estabelecer o equilíbrio entre a capacidade do ofertante e a amplitude do mercado alvo é de fundamental importância, na medida que poderá afetar a qualidade dos serviços prestados.
Variabilidade na produção
Serviços são altamente variáveis, pois dependem de quem executa e de onde são prestados. Os compradores de serviços, cientes desta alta variabilidade, buscam o depoimento de outras pessoas antes de selecionar o fornecedor.
Dificuldade de Avaliação