Resumo estrat gia
- (Hamel, 1996) Dinamismo da Estratégia & Posicionamento: (1)Fazedoras de regras – líderes que constroem a indústria; (2)Seguidoras de regras – rendem tributos aos líderes da indústria; (3)Quebradoras de regras – as empresas descontentes, radicais e revolucionárias da indústria.
- Cinco Forças Competitivas: Ingressantes Potenciais; Compradores; Produtos
Substitutos; Fornecedores; e Concorrentes. Quanto maior a intensidade das forças competitivas, menor o potencial de lucro. Quanto maior a concorrência (rivalidade existente e rivalidade ampliada), menor a taxa de retorno.
Barreiras de
Altas
Retornos estáveis baixos
Retornos arriscados baixos
Entrada:
Baixas
Retornos estáveis altos
Retornos arriscados altos
Baixas (Barreira de
Altas (Barreiras de saída) saída) - Estratégia do Oceano Azul: oceanos vermelhos são mercados nos quais as empresas que já existem tentam superar os concorrentes a fim de conquistar uma parcela maior no mercado, a competição reduz a expectativa de lucros e crescimentos. Oceanos azuis são constituídos por mercados intocados e oportunidades de crescimento rentáveis. É preciso criar demanda ao invés de disputá-la com a concorrência.
- Oceanos azuis: normalmente criada a partir de uma empresa já atuante no mercado; diretamente movida por um avanço de valor; baseia-se em atividades pouco atrativas do setor no momento da mudança de estratégia. Um oceano azul é criado na região em que os atos da empresa têm impacto positivo tanto na estrutura de custos quanto sobre a proposta de valor para o cliente. No oceano vermelho as empresas têm que optar entre diferenciação ou baixo custo.
- Inovação tecnológica (pode gerar oceanos azuis, mas não é essencial); marca
(quem cria o oceano azul costuma criar também uma marca forte no mercado); pioneirismo (empresas pioneiras têm uma vantagem na criação do oceano azul).
- Árvore de Competências: tronco e galhos maiores são os core products; os galhos menores são as unidades de negócios;