11 DE SETEMBRO
Terrorismo: Os ataques de 11 de setembro de 2001
Terrorismo
O terrorismo é basicamente o uso da violência como arma política. Não há a presença de um exército regular, mas sim, de grupos armados que realizam ações criminosas. A última finalidade é criar um clima de terror e assim, atingir os objetivos políticos.
Terrorismo: a grande ameaça do século XXI
Foi no século XXI que as ações terroristas se acentuaram e o discurso antiterrorista virou assunto recorrente na mídia.Os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, chamados também de atentados de 11 de setembro de 2001, foram uma série de ataques suicidas coordenados pela Al-Qaeda aos Estados Unidos em 11 de setembro de 2001. Na manhã daquele dia, 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões comerciais a jato de passageiros. Os sequestradores intencionalmente bateram dois dos aviões contra as Torres Gêmeas do World Trade Center em Nova Iorque, matando todos a bordo e muitos dos que trabalhavam nos edifícios. Ambos os prédios desmoronaram em duas horas, destruindo construções vizinhas e causando outros danos. O terceiro avião de passageiros caiu contra o Pentágono (sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos), em Arlington, Virgínia, nos arredores de Washington, D.C. O quarto avião caiu em um campo próximo de Shanksville, na Pensilvânia, depois que alguns de seus passageiros e tripulantes tentaram retomar o controle do avião, que os sequestradores tinham reencaminhado para Washington, D.C. Não houve sobreviventes em qualquer um dos voos. (Voo 11 atingiu a Torre Norte ; Voo 175: Torre Sul ; Voo 77: Pentágono ; Voo 93: Possível atentado à Casa Branca). Pentágono foi reconstruído um ano depois dos atentados.
Osama Bin Laden criou a Al Qaeda para lutar contra a interferência dos EUA nos países árabes produtores de petróleo, bem como outros países muçulmanos em geral.
O ataque foi simbólico, porque foi dirigido ao coração do Poder americano. As