etica
PAULO FERNANDO AGEL BENEDETTI
Código de Conduta: este filme relata a vida de uma família Marido ( Clayde),esposa e filha, que em uma noite dois assaltantes invadiram a sua casa, bateram e mataram brutalmente a esposa e a filha, e Clayde presenciou tudo. Os assaltantes foram presos e julgados, porém por uma falha no sistema jurídico, o advogado de defesa Nick fez um acordo com o real assassino, sem consultar o seu cliente o Clayde, e o mesmo testemunhou, contra o seu cúmplice virando o jogo e passando a responsabilidade dos assassinatos ao outro que levou a culpa e a condenação à pena de morte; o que realmente era culpado cumpriu pena de 3 anos, e saiu da cadeia.
No julgamento o advogado de defesa Dr. Nick fez um comentário com um outro, colega de profissão dizendo que “ é um sistema imperfeito “, e ao seu cliente ele disse :” sinto muito mas o acordo já foi feito, e é assim que o sistema funciona.”
1º Momento: Decisão e acordo feito pelo advogado e promotor público sobre o caso sem consulta ao cliente/pai.
Ética e Moral: Antes de ter tomado a decisão de fazer um acordo com o criminoso, tanto advogado quanto promotor deveram ter conversado com Clyde para que decidissem qual seria a decisão a tomar, mesmo porque o caso envolveu a família de Clyde. Dessa forma, não foi ético da parte de Nick tomar sozinho a decisão de fazer um acordo, achando que essa seria a melhor decisão para o caso, nem mesmo fazer o acordo sabendo que o bandido era culpado. No entanto, por outro lado a decisão tomada por Nick no ambiente judicial foi moral já que fazer um acordo está dentro das normas judiciais e sociais.
2º Momento: 10 anos se passam e Clyde decide fazer... [continua]