semelhanças e diferenças entre os textos da Selva Guimarães e o do Peter McLaren.
Os textos em questão tratam das experiências de dois professores, e a suas decisões e escolhas que os levaram a chegar à sala de aula. Ambos possuem semelhanças começando pela profissão de professor, porém o caminho para decidirem exercer tal profissão foi diferente para cada um. Peter McLaren que através de um amigo que lhe mostrou a literatura ele quis se tornar professor, já Selva Guimarães se formou em Ciências Sociais, tendo este curso dado a ela a oportunidade de lecionar Matemática e História, fazendo dela professora. A história de cada um também é bastante diferente, e com certeza o que eles passaram antes de se tornarem professores também influenciou nas suas escolhas.
Selva Guimarães narra sua história de vida profissional e pessoal. Ela conta que nasceu em Erechim, em 1933, em Quatro Irmãos, um núcleo da colonização judaica no Rio Grande do Sul, nessa comunidade ele se dava muito bem com os vizinhos, mas quando se mudou para Cachoeira teve muitos problemas com o nazismo por ser judia, sofreu muito com o preconceito e passou a odiar os nazistas. Ingressou no magistério em 1952 e foi lecionar na Escola Estância Velha no município de São Leopoldo, como professora sempre teve preocupação em ensinar bem e ajudar os alunos. Enfim, a formação de Selva, desde a infância até o momento que escolheu ser professora, contribuiu para sua melhor formação profissional e aperfeiçoamento pessoal.
A história de Peter é narrada através de sua visão escolar dos locais onde trabalhou, ele narra a sua experiência em uma escola elementar de periferia em um dos subúrbios de Toronto, conhecidos como Jane-Finch Corrridor, conta também que foi julgado por amigos e familiares que diziam que ele se tornaria um mero professor de periferia, mas mesmo com tudo ele não desistiu. Peter começou a observar a realidade dessa escola e entender o