102947
APLICAÇÃO DE MODELO NUMÉRICO PARA SOLUÇÃO DE
PROBLEMAS DE PERCOLAÇÃO E FLUXO DE ÁGUA EM SOLOS
Cesar Alberto Ruver – cesar.ruver@furg.br
Lauro Roberto Witt da Silva – mirmannn@yahoo.com.br
Felipe Vilela Levien – felipelevien@hotmail.com
Kelter Fernando Sloczinski – kelter_s@hotmail.com
Sarah Marques Tardivelli – sarah.tardivelli@gmail.com
Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Escola de Engenharia
Avenida Itália, km-08, Pavilhão K, Caixa Postal 474
CEP: 96.201-900 – Rio Grande - RS
Resumo: A resolução para problemas de percolação e fluxo de água em solos passa pela equação diferencial de fluxo, cuja solução analítica pode ser extremante complexa e penosa.
Em certos problemas, podem ser adotadas soluções analíticas simplificadas, bem como podem ser adotados modelos numéricos, modelos físicos, métodos gráficos ou modelos de analogia com circuitos elétricos. Tradicionalmente, nas disciplinas de mecânica dos solos, são vistas somente, as soluções analíticas simplificadas e método gráfico, cujas formas de abordar os problemas são extremamente teóricas. Neste sentido, construiu-se na
Universidade um tanque de percolação - a partir de materiais reciclados, em modelo reduzido, cujo objetivo é incorporar mais uma ferramenta na solução dos problemas propostos, além de permitir a visualização dos fenômenos de percolação e fluxo de água.
Paralelamente a isso, está se estimulando os alunos a solucionar os problemas simulados em laboratório via modelagem numérica pelo método de elementos finitos.
Palavras-chave: Problemas de Percolação, Fluxo de Água em Solos, Tanque de Percolação,
Modelagem Numérica, Baixo Custo
1.
INTRODUÇÃO
Um tema de extrema importância abordados nas disciplinas de mecânica dos solos, dos cursos de graduação de engenharia civil, é a percolação e fluxo de água em solos. Sabe-se que a presença de água no solo provoca a redução da resistência ao cisalhamento efetiva. Esta redução pode ser ainda mais drástica,