Princ pios de Gest o
Princípios de Gestão (1º ciclo: Licenciatura em Ciências Sociais)
E-fólio B
Questão 1 - Em resposta à primeira questão a investigação operacional diria que é uma abordagem científica à tomada de decisões sobre as operações de uma organização. Caracteriza-se pela aplicação de métodos científicos e matemáticos na resolução de problemas no âmbito da gestão e do apoio à tomada de decisão, nomeadamente na escolha da melhor opção de afetação de recursos limitados a usos alternativos, de modo a satisfazer determinados objetivos.
Os sistemas de informação fornecem aos utilizadores um conjunto de ferramentas de apoio computacional que ajudam a evitar erros que podem surgir durante as várias fases de tomada de decisão, algumas das vantagens são: a rapidez, de computação, redução de custos, suporte de qualidade e técnico, concorrência, ultrapassar erros humanos.
A tomada de decisão faz parte de um processo constituído por várias fases interligadas e interdependentes. O modelo de Herbert Simon é constituído por 3 fases: Informação; projeto; e escolha. Já a equipa de Mintzberg identificam as 3 fases com identificação; desenvolvimento e seleção, sendo cada uma destas fases constituída por uma ou mais rotinas. (2014, p.107 a 115).
Questão 2 - Numa organização descentralizada existe uma maior prática de delegação de autoridade, verifica-se um elevado grau de delegação da autoridade pelos gestores de nível superior aos gestores de nível inferior. Podemos apontar como vantagens a condução à tomada de decisões e a ações mais rápidas; permite que os gestores do 1º nível tenham mais tempo disponível para o estudo e consideração dos objetivos gerais, desperta uma maior interesse e entusiasmo por parte dos subordinados. A centralização é a situação inversa, em que podemos verificar uma maior retenção da autoridade pelos gestores de nível superior e, consequentemente, um reduzido grau de delegação. Podemos apontar como vantagens, o