10 tipos de termômetros
Termodinâmica
Professor: José Geraldo
Disciplina: Física / Módulo: 3
Alunos: Bianka Karollayne Ingrid Iasmin Mickael Bernardo Sarah Sibelly
O que é um termômetro?
Sabemos que a temperatura de um objeto indica o grau de agitação térmica de suas partículas. O instrumento que fazemos uso para determinar o valor da temperatura de um corpo é denominado termômetro. A palavra termômetro origina-se do grego thermo que significa quente e metro que significa medida. Assim, termômetro é definido como o instrumento que mede temperatura.
Tipos de termômetros
Ao longo dos séculos a busca pela exatidão gerou a criação de vários tipos de termômetros. Os mais comuns são os clínicos ou digitais, entretanto há uma grande diversificação, vamos listar alguns deles:
1. Termômetro de Lâmina bimetálica
O bimetal consiste numa chapa composta de duas folhas de metais diferentes passadas no laminador a temperatura bastante elevada que faz com que elas adiram fortemente uma à outra. Às vezes, ao invés da técnica do laminador, as duas folhas são justapostas e soldadas a ponto. Nos dispositivos com lâmina bimetálica uma extremidade da lâmina é mantida fixa e é usado o deslocamento da extremidade livre para efetuar alguma ação. Tal deslocamento, eventualmente ampliado, pode ser transmitido a um indicador móvel sobre uma escala graduada: o dispositivo, uma vez calibrado, constitui um termômetro bimetálico (muito comum em tampas de fornos dos fogões a gás). Mais frequente é o uso de lâminas bimetálicas em aparelhos que efetuam automaticamente a abertura e o fechamento de um circuito elétrico onde a comutação pode ocorrer para valores preestabelecidos de temperatura. Termômetros desse tipo funcionam entre temperaturas de -5oC e 300oC e são bastante utilizados no controle de temperatura de fornos, ferros elétricos e saunas.
(Anexo 1: Esquema de