10 Passos para o spmi
1 Recolhimento de Trens para Oficina pelo Centro de Controle Operacional;
2 Abertura de Ordem de Serviço pelo apoio técnico via Datasul;
3 Efetivação da Manutenção conforme procedimento elaborado pela gerência de planejamento;
4 Durante a execução do procedimento de manutenção, caso haja peças com fim de vida útil, deverão ser trocadas conforme a seguinte ordem:
5 Requisição de Peça no almoxarifado via Datasul
6 Havendo estoque a peça é entregue imediatamente, caso contrário, é enviado um pedido de compras para o setor responsável pela aquisição de materiais.
7 Após a execução do procedimento de manutenção preventiva, são efetuados os testes conforme padrões definidos pela Gerência de planejamento.
8 Obtendo sucesso nos testes o trem é liberado para circulação, caso contrário retornará à manutenção.
Pontos em que atualmente a empresa atende ao SPMI:
O primeiro passo é atendido pelo setor de manutenção da empresa:
“1º.) Formar Células de Manufatura e Montagem;”
Identificamos que há definido células de manutenção, onde são controladas as manutenções preventivas e corretivas de forma integrada pelo sistema Datasul, visando controle em tempo real de inventário e da qualidade da manutenção efetuada.
Identificamos a existência de células de acordo com o sistema em questão: Exemplo: Sistemas Fixos, Material Rodante, Sistemas Elétricos, Via Permanente. Cada sistema possui sua célula de manutenção respeitando suas características.
O segundo passo é atendido pelo setor de manutenção da empresa:
“2º.) Reduzir ou eliminar a troca de ferramentas;”
Identificamos que há a existência de TRF utilizando matrizes específicas para procedimentos da manutenção, que visam o mínimo tempo de SETUP possível na efetuação de manutenções específicas como a troca do sistema externo do Trem. Além dos funcionários do setor serem reciclados constantemente