10 metodos contraceptivo
Há muitas opções. A pílula à base de progesterona, por exemplo, é mais aconselhável para as mulheres que tem propensão à manchas de pele. Mas é sempre bom lembrar que cabe ao médico prescrever o medicamento.
Justamente por isso, a Revista. AG convidou os ginecologistas Carlos Moschen, Ronney Antonio e o chefe do departamento de Ginecologia e Obstetrícia da Ufes, Justino Mameri Filho, para auxiliar nessa escolha. Os especialistas apresentaram os prós e contras de 10 anticoncepcionais. Confira!
1 Pílula anticoncepcional. Ela é composta pelos hormônios estrogênio e progesterona, que fazem o bloqueio da ovulação no útero. É indicada para mulheres que têm determinadas patologias, como endometriose e cólicas menstruais fortes, além de evitar a gravidez - seu maior objetivo.
2 Anel vaginal. Funciona igual ao anticoncepcional comum. A própria vagina absorve o medicamento com o efeito anticoncepcional. Qualquer pessoa pode usar. Só depende da adaptação da paciente. É bom para quem costuma esquecer de tomar ou sente enjoo com a pílula. Não atrapalha a atividade sexual. A própria mulher coloca no canal vaginal na primeira menstruação e retira 21 dias depois.
3 Adesivo. É da cor da pele e deve ser trocado de sete em sete dias. É indicado para quem costuma esquecer de tomar a pílula. A pele absorve o medicamento. O único inconveniente é um adesivo