10.000 a.c
Os guerreiros da tribo se reúnem para cumprir o ritual da sagrada caça ao mamute. Aquele que conseguir abater o líder da manada vira herói, conquista o posto de líder entre os caçadores e ainda ganha o direito de se casar com a bela moça de olhos azuis.
Mas o destino desse rapaz lhe reserva surpresas e desafios. Sua tribo é atacada por homens que buscam escravos e, além de matar famílias inteiras, eles levam prisioneiros consigo incluindo a disputada da moça de olhos azuis. A partir de então o rapaz embarcará em uma jornada para reconquistar não apenas seu grande amor, mas também a auto-estima diante de seus companheiros de tribo.
A saga do guerreiro envolve seres pré-históricos, lendas de deuses, profecias e pirâmides. Se por um lado pode ser revelador ser apresentado a um povo que não conhece cavalos, barcos ou qualquer outro meio de transporte, o filme acaba virando uma grande mistura, daquelas que têm de tudo um pouco e não acrescenta nada.
2 Parte
O filme conta a história de D’Leh, um jovem que vivia com sua tribo no alto de uma cordilheira, com cumes nevados. Quando era ainda uma criança, o pai de D'Leh saiu em busca de comida, pois percebeu que a tribo não suportaria até a profecia da mãe velha se cumprir. Pediu, então, a seu amigo que não contasse o motivo de sua partida e, por ser o líder da tribo, todos pensaram que os tinha abandonado. Pouco tempo depois, encontram uma menina órfã, Evolet, que morava numa tribo distante e que fora atacada por homens montados em cavalos (monstros de quatro patas)
Alguns anos mais tarde, D’Leh e Evolet se