1
Em tempos de competitividade e ociosidade do cenário econômico, as empresas que desejam se manter estáveis no mercado, devem garantir um forte controle financeiro para alavancar sua lucratividade. É o caso da Indústria de Laminados Mirassol, uma empresa atuante no mercado de laminados há vários anos, que tem como principal matéria prima o aço, transformando-o em laminados e distribuindo para todo o país, que nos últimos anos vem encontrando dificuldades financeiras, já que com a desestabilização da economia no país, teve sua liquidez comprometida, não conseguindo obter os devidos débitos com os seus credores e atrasando entregas a seus clientes.
No balanço patrimonial da empresa apresentado no último trimestre, o ativo circulante encontra-se praticamente com valores focados em estoques e duplicatas a receber, pois a empresa comprou e vendeu muito a prazo.
Já no passivo circulante, as contas fornecedores ou duplicatas a pagar encontram-se com um alto volume monetário, resultado das expressivas compras a prazo em que a empresa efetua as suas aquisições de matéria prima.
Além disso, a constante troca de duplicatas em bancos e factors tem deixado nas mãos destes, uma fatia de seu lucro. Assim, a empresa não desfruta da sua lucratividade para transformá-la em novos investimentos.
Para estabilizar esta situação uma nova estratégia foi tomada pela diretoria da Mirassol: uma nova empresa deverá ser gerada, e os recursos financeiros desta nova empresa, deverão dar suporte ao caixa da Indústria de Laminados Mirassol.
No entanto, para que esta estratégia tenha sucesso, é necessário um acompanhamento financeiro eficaz desta nova empresa, estruturando assim liberações e suportes para a Indústria de Laminados Mirassol Ltda.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. PASSO 1
Segue abaixo os razonetes elaborados nessa etapa, bem como, o balancete de verificação:
2.2. PASSO 2
Segue o Balanço Patrimonial da empresa no trimestre:
2.3. PASSO 3