1
2º Momento: Em seguida realizará no pátio da escola a dinâmica: Sapato apertado. (Formar um círculo e pedir que as crianças tirem os sapatos do pé direito e troque com o colega, após calçar os pés dos calçados, andar pelo pátio no ritmo de uma música, que pode ser mais lento, mais rápido, correndo. Após retomar o lugar inicial, sentar e destrocar os sapatos.).
Depois de realizado a dinâmica conversar sobre os sentimentos provocados pela dinâmica:
· O que nos provocou estranhamento? Por quê?
· O que significou andar com o sapato do outro? Foi fácil/difícil?
· Como podemos relacionar isso com a nossa vida; com a dificuldade de colocar-se no lugar do outro; com nossas exigências e nossos preconceitos?
· Se todos somos diferentes, por que temos tanta dificuldade de conviver com diferenças? 3º momento: De volta a sala de aula a professora distribuirá a história em quadrinhos de Jacó e Esaú referenciado na Bíblia Sagrada GENESIS 25: 20-34, e pedirá que realizem a leitura em dupla respondendo as seguintes questões:
· Que características Jacó e Esaú demonstraram ainda no ventre de sua mãe?
· Que aparência você acha que Jacó e Esaú tinham quando eram jovens?
4º Momento: Logo após lançará a proposta de elaboração de uma lista com as características de cada um dos irmãos, para exposição em mural na sala.
5º Momento: Ao término da exposição à professora lerá a fábula: A Abelha Chocolateria de Katia Canton e relacionará com o texto bíblico, em um diálogo aberto e com atitudes conciliadoras de conflitos.
Era uma vez uma abelha que não sabia fazer mel.
- Mas você é uma operária! - gritava a rainha - Tem que aprender.
Na colmeia havia umas 50 mil abelhas e Anita era a única com esse problema. Ela se esforçava muito, muito mesmo. Mas