1
Este trabalho tem por finalidade mostrar estudos sobre fichamento que é um trabalho científico bastante usado no meio acadêmico, que tem como objetivo mostrar o que se faz mais importante em um livro, texto e outros meios de fonte de pesquisa, desta maneira são tiradas palavras chave que servem como bússola para orientar o que o texto quer nos mostrar, com o objetivo de ganhar tempo futuro.
Nesse trabalho serão apresentadas algumas das formas de fichamento que existem para os mais diversos tipos de textos com os objetivos que são propostos como, por exemplo, identificar um autor, facilitar a busca por um livro em uma biblioteca, organizar livros já lidos. Outro detalhe que devemos nos apegar é com as diferentes estruturas em relação aos tamanhos das fichas: pequena, média e grande. Podemos juntar a isto os vários modelos de ficha que existem no meio acadêmico.
O fichamento é uma forma de investigar que se caracteriza pelo ato de fichar (registrar) todo o material necessário à compreensão de um texto ou tema. É uma parte importante na organização da pesquisa, permitindo um fácil acesso aos dados fundamentais para a conclusão do trabalho.
Fichar é transcrever anotações em fichas, para fins de estudo ou pesquisa. À medida que o pesquisador tem em mãos as fontes de referências deve transcrever os dados em fichas com o máximo de exatidão e cuidado.
O fichamento facilitará a procura do pesquisador, que terá ao seu alcance as informações coletadas nas bibliotecas públicas ou privadas, na
Internet, ou mesmo em seu acervo particular, evitando que consulte mais de uma vez a respeito de um determinado tema, por não conseguir memorizar todos os dados aos quais teve acesso.
Com um fichamento bem feito e uma boa organização das fichas, podese reduzir muito tempo em pesquisas