1
Técnicas Contábeis
a) Escrituração: registro, em livros próprios (Diário, Razão, Caixa, Contas Correntes, etc), de todos os eventos ou acontecimentos que afetam o patrimônio da empresa ou entidade em questão.
b) Demonstrações: quadros técnicos que apresentam dados extraídos dos registros contábeis da empresa. Dentre as demonstrações contábeis, tem-se o Balanço Patrimonial e a Demonstração do Resultado do Exercício (DRE).
c) Auditoria: verificação da exatidão dos dados contidos nas demonstrações contábeis por meio do exame minucioso dos registros contábeis e dos documentos que deram origem a eles, para verificar se existe alguma impropriedade, inadequação de procedimento ou até mesmo erro ou fraude.
d) Análise de Balanços: exame e interpretação das demonstrações contábeis para verificar, por exemplo, se a empresa tem mais disponibilidade (dinheiro) que no ano anterior, mais estoques, se o grau de investimento em imobilizados (edifícios, veículos, máquinas, etc) é compatível com o negócio e com o setor em que a empresa atua, entre outras análises. Enfim, são cálculos matemáticos e estatísticos que possibilitam analisar como evoluiu o Patrimônio e o resultado, bem como planejar o futuro da Entidade.
Função da Contabilidade:
A contabilidade cuida da classificação, registro, análise e controle de todas as operações realizadas por uma Instituição, admitindo uma constante avaliação da sua situação econômica-financeira.
Campo de Aplicação da Contabilidade
Abrange todas as entidades com ou sem fins lucrativos, pessoas de Direito Público (União, Estados e Municípios) e pessoas físicas.
Objeto da Contabilidade
É o patrimônio, o qual representa o conjunto de elementos necessários à existência de uma entidade.
Objetivo da Contabilidade
É permitir o planejamento e o controle dos fatos decorrentes da gestão do patrimônio das entidades, fornecendo à