1
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4,5
4 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho visa abordar a trajetória histórica do Brasil nos anos 1960 a 1980, no sentido de apreender o enfoque das políticas sociais e do desenvolvimento do Serviço Social, entre os anos de 1960 a 1980. Logo o texto aborda o Serviço Social dentro desse contexto histórico, suas posturas frente às políticas sociais, o seu aprimoramento e expansão; e a renovação do assistente social, incorporando novos elementos na profissão, em busca de uma melhor contribuição à sociedade, através de uma participação crítica e ativa.
2 DESENVOLVIMENTO
O Brasil entra na década de 60, vivendo o período mais democrático da sua história, até então, durante o governo de Juscelino
Kubitschek (1956-1961), priorizando a política econômica e acelerando o processo de industrialização, em detrimento da política social, gerando, assim, novas oportunidades de empregos e elevando a qualidade de vida da população.
O governo JK encerra-se em 1961, quando então assume a presidência da república o candidato eleito democraticamente, o Sr. Jânio Quadros.
Jânio Quadros despertava grande empatia nos eleitores, o que lhe favoreceu muito nas eleições, pois sua imagem dava ares de identificação com o povo. Seu principal símbolo era uma vassoura, na qual afirmava seu perfil moralista. Esse perfil caracterizava o “Populismo”. Buscando conter a crise, Jânio com seu plano de frear a inflação, toma medidas econômicas em um programa antiinflacionário, cuja medida inicial foi a desvalorização da moeda, o fim dos subsídios de importação para alguns produtos, o congelamento de salários e as restrições ao crédito. Jânio renuncia em 25 de agosto do mesmo ano, por meio de um simples bilhete de sete linhas, deixando o poder em meio a insatisfação das elites, das classes mais vulneráveis e desalinhando no plano político e ideológico internacional.