1
Uma academia oferece várias opções de prática de esporte aos seus clientes. Para este fim, ela conta com uma equipe de professores, e com uma infraestrutura de locais adequados para práticas esportivas diversas.
Os clientes são caracterizados pelo RG, nome, endereço, e um ou mais telefones de contato. Para aqueles clientes que freqüentam (já freqüentaram) aulas ou musculação, é mantido o histórico dos contratos já firmados por estes alunos. Para cada contrato (novo ou renovação) são registrados a data de início do contrato (dia/mês/ano), data de fim (dia/mês/ano), valor total do contrato, e forma de pagamento (e.g. pré-datado, à vista, parcelado em 3 vezes, etc). Um mesmo aluno não possui dois contratos que iniciam na mesma data. As formas de pagamento são estabelecidas em função do momento econômico e do aluno, não sendo possível predefini-las.
O sistema deverá ser capaz de controlar o pagamento das mensalidades do contrato.
Cada professor possui um RG e um número de carteira de trabalho (ambos são únicos), e é caracterizado por um nome, endereço, um ou mais telefones de contato, e salário. Cada professor está apto a orientar pelo menos uma modalidade esportiva (e.g. vôlei, basquete, aeróbica, musculação, etc). Eventualmente o professor tem uma qualificação específica para a orientação de uma dada modalidade (e.g. mestrado em voleibol pela ESEF, especialização em capoeira com Mestre Dadá, etc), podendo possuir mais de uma (e.g. mestrado em voleibol pela ESEF e especialização em voleibol para terceira idade). Ao ser contratado, o professor informa todas as modalidades que pode orientar, e sua qualificação (ou qualificações) para cada uma delas, caso exista(m). Uma mesma modalidade pode ser orientada por um ou vários professores, ou mesmo por nenhum (exemplo: as aulas de aeróbica são orientadas por um professor, mas squash pode ser praticado por clientes da academia que simplesmente alugam as quadras).
A academia oferece