1
O ensaio de tração é considerado um dos mais importantes dos ensaios de resistência dos materiais, pois é de fácil execução e reprodução.
Esta propriedade de um determinado material de resistir à tração é de suma importância no desenvolvimento de peças e estruturas em geral. Tendo conhecimento da carga que será aplicada a estrutura e do módulo de elasticidade do material, pode-se determinar o dimensionamento correto para esta estrutura.
Neste ensaio, submete-se o corpo de prova de um determinado material a um esforço que irá provocar um alongamento ou esticamento do mesmo, até uma possível ruptura. Este ensaio é feito em uma máquina universal de ensaios que aplica esforços crescentes no corpo de prova, com as medidas de deformação sendo analisadas em um aparelho à parte. É importante destacar que o corpo de prova é padronizado, tornando possível a comparação entre diversos ensaios.
2 - OBJETIVOS
Determinar qual o comportamento do aço CA 50 quando submetido a tração, verificando através do gráfico tensão-deformação, qual a carga necessária para que o material alcance a fase elástica, depois entre em uma deformação plástica e ao final a sua respectiva tensão de ruptura.
Visualizar durante a aplicação da carga uma possível estricção do aço.
3 - DESENVOLVIMENTO TEÓRICO A resistência de um material depende de sua capacidade de suportar uma carga sem deformação excessiva ou ruptura, para determinar essa propriedade, usa-se o ensaio de tração.
Com o gráfico tensão-deformação podemos perceber dois momentos, comportamento elástico e plástico.
3.1 - Comportamento Elástico
A tensão é em grande parte proporcional à deformação.
3.1.1 - Limite de proporcionalidade
Se a tensão exceder ligeiramente esse limite, o material ainda responde elasticamente.
3.1.2 - Limite de elasticidade
Nesse ponto, se a carga for removida o corpo de prova ainda volta a sua forma original.
3.2 - Comportamento Plástico
3.2.1 - Limite de Escoamento