1 TP
TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE
( personalidades psicopáticas )
I) DEFINIÇÃO
A personalidade é a totalidade relativamente estável e previsível dos traços emocionais e comportamentais que caracterizam a pessoa na vida cotidiana, sob condições normais. Um transtorno da personalidade é uma variação desses traços de caráter que vai além da faixa encontrada na maioria das pessoas. Essa variação é inflexível e causa desajuste e mal estar.
Para Kurt Schneider, personalidades psicopáticas são personalidades anormais, variações de uma faixa média, são pessoas que sofrem e fazem sofrer.
Essas alterações de personalidades não são conseqüentes à lesões orgânicas.
II) TEORIA PSICANALÍTICA DO DESENVOLVIMENTO
Para Freud, o desenvolvimento do Ser Humano passa por diversas fases:
Nascimento >Fase narcísica, auto-erotismo primário.
6 a 12 meses >Estágio Oral, Primeiras relações objetais incompletas, noção do seio bom e seio mau ( M. Klein ).
1 a 2 anos
>Estagio Sádico-Anal, Introjeção corporal de objetos externos, importância capital das funções excretoras ( expulsão e retenção do objeto ). Revestimento de objetos pela libido ou pela pulsão agressiva. O controle esfincteriano é um sistema primário de contrapulsões ( repressão ).
2 a 4 anos
>Estagio Fálico ou Genital, identificações do Ego, primeiras relações objetais completas, formação do Complexo de Édipo, Angustia da
Castração.
4 a 10 anos >Fase de Latência, organização do aparelho psíquico: ID , EGO e
SUPEREGO, adaptação à realidade com abolição do princípio do prazer. 10 a 12 anos >Pré-puberdade, reativação das tendências infantis reprimidas, reatualização das eleições objetais, fixação libidinal no sexo oposto.
12 a 16 anos >Puberdade, eleição definitiva do objeto heterossexual.
III) MECANISMOS DE DEFESA DO EGO
São instrumentos que o Ego se utiliza para se defender de uma ansiedade insuportável, a qual é resultante de um conflito intra-psíquico inconsciente. Quando essa defesa é insuficiente há aparecimento de sintomas,