1 Tica CC
A ética está relacionada ao âmbito dos valores e normas que regulam a sociabilidade, ou seja, os modos de quem vive em sociedade. O homem é um ser social, pois vive em uma sociedade. Mas, o que vem a ser uma sociedade? Você já parou e pensou, indagando-se sobre o que de fato é uma sociedade? De um modo geral, sociedade é a reunião de pessoas que possuem os mesmos usos, as mesmas leis, e vivem em certa faixa de tempo e de espaço – se guiando por normas comuns - onde são ligadas pelo sentimento de consciência do grupo. Através do parâmetro de que vivemos em sociedade, descobrimos as leis, normas e regras que regulamentam as relações entre os indivíduos. Mas, por que essas leis, normas e regras existem? Elas são de extrema relevância nas vertentes da sociabilidade humana – o convívio dos indivíduos em sociedade – necessita ocorrer introduzido de uma certa ordem. Vale salientar que a ordem humana acontece de forma artificial, ou seja, o indivíduo não a recebe pronta, como herança genética. Ele tem que idealizá-la, armá-la, inventá-la, edificá-la, reinventá-la; oferecer-lhe um meio eficaz ao acatamento de seus carecimentos e aspirações, que se transformam ao decorrer da história. Por esse motivo, a ordem da sociedade medieval, difere da ordem da sociedade atual.
Depois de construída uma determinada ordem, e estabelecida como apta e coerente para uma dada época, são o indivíduos que avaliam seus próprios comportamentos – e o do outro - julgam se estão contra ou a favor do que foi designado.
A consciência moral segue um parâmetro individual, no entanto somente de forma coletiva, numa organização, no relacionamento entre os indivíduos que as pessoas podem ser éticas ou aéticas.
ÉTICA E MORAL
Diante da penúria de um modo geral, da ética e da