1 introducao o estudo da sociologia
Por que estudar a sociedade em que vivemos? Não basta vivê-la? É possível conhecer a sociedade cientificamente? A Sociologia serve para quê? Essas são perguntas que muitos fazem quando encontram essa disciplina na grade curricular. E as perguntas não param aí. Vamos procurar respondê-las no decorrer de nossos estudos.
O que se pode dizer, inicialmente, é que a Sociologia, assim como as demais ciências humanas (História, Ciência Política, Economia, Antropologia, etc.), tem como objetivo compreender e explicar as permanências e as transformações que ocorrem nas sociedades humanas e até indicar algumas pistas sobre os rumos das mudanças.
Através dos tempos, os seres humanos buscam suprir suas necessidades básicas mediante a produção não só de alimentos, abrigo e vestuário, mas também de normas, valores, costumes, propriedades, desigualdades, conflitos, arte e explicações sobre a vida e sobre o mundo.
Viver em sociedade é participar dessa produção. Ao fazê-lo, acabamos produzindo a história das pessoas, dos grupos e das classes sociais. Por isso, a Sociologia tem uma estreita relação com a História. Basta dizer que precisamos de ambas para explicar a existência da própria Sociologia.
Mas qual é o campo de estudo específico da Sociologia? Para entender os elementos essenciais da sociedade em que vivemos, os sociólogos procuram dar respostas a questões como estas:
. Por que as pessoas agem e pensam desta forma e não de outra?
. Por que nos relacionamos uns com os outros de determinada maneira, normalmente padronizada?
. Por que existe tanta desigualdade e desemprego em nosso cotidiano?
. Por que existem a política e as relações de poder na sociedade?
. Quais são nossos direitos e o que significa cidadania?
. Por que existem movimentos sociais com interesses tão diversos? Esses movimentos são revolucionários ou apenas reformadores?
. O que é cultura? Qual a relação entre cultura e ideologia? Como elas estão presentes nos meios de comunicação de