1 ETAPA
FONTES DE TENSÂO
Fontes de tensão alternada (CA)
Geração
As tensões alternadas podem ser geradas por diversas fontes. A mais comum é aquela que obtemos nas tomadas residenciais, que fornecem tensão alternada cuja origem é uma usina geradora; essas usinas são em geral alimentadas por quedas d’água, óleo, gás, ou fissão nuclear, células fotovoltaicas, a energia eólica e a obtida da fissão do hidrogênio. Em cada caso, um gerador CA (também denominado alternador) é o componente mais importante no processo de conversão de energia.
A energia oriunda de uma das fontes citadas acima é utilizada paga girar um rotor (construído com polos magnéticos alternados) envolvido pelos enrolamentos do estator (a parte estacionaria do gerador), induzindo assim uma tensão no estator,
Usando um gerador projetado apropriadamente, obteremos uma tensão alternada senoidal que pode ter a sua amplitude aumentada consideravelmente para ser distribuída através das linhas de transmissão até chegar aos consumidores. No caso de regiões isoladas, onde não foram instaladas linhas de transmissão, podem ser usados geradores portáteis que funcionam com gasolina ou óleo diesel. Assim como nas usinas geradoras eles tem um gerador CA como parte do sistema.
Exemplos de fontes de tensão CA
Fonte de tensão continua (CC)
As fonte de tensão cc podem ser divididas em três categorias: (1) baterias (usam reações quimicas); (2) geradores ( eletromecânicos); (3) fontes de alimentação (usam processo de retificação).
Baterias
Por definição, uma bateria consiste de uma combinação de duas ou mais células similares; uma célula elétrica é uma unidade fundamental de geração de energia elétrica pela conversão de energia química ou solar. Todas as células podem ser classificadas como primárias ou secundárias. A célula secundária é recarregável, enquanto a primária não pode ser recarregada. Os dois tipos mais comuns de baterias recarregáveis são as baterias de chumbo-ácido ( usadas principalmente em automóveis)