1 de Maio
DIA DO TRABALHADOR:
1° DE MAIO
Sociologia
Guaporé, Junho de 2014 O Dia do Trabalhador ou Dia mundial do Trabalho, atualmente é comemorado no dia 1° de Maio. Essa data foi escolhida devido às manifestações e greves iniciadas em Maio do ano de 1886 nas ruas de Chicago, que era na época um dos principais centros urbanos dos Estados Unidos. Estavam presentes aproximadamente 500 mil trabalhadores que tinham como objetivo a alteração da carga horária de trabalho. Uma grande manifestação pacífica foi iniciada em 1886 por milhares de trabalhadores que protestavam com a finalidade de reduzir a carga horária de trabalho, já que naquela época eram de 13 horas diárias e em algumas indústrias chegavam há serem de até 17 horas. Além disso, os trabalhadores também não estavam satisfeitos com as condições de trabalho que tinham que enfrentar diariamente, férias anuais e aposentadorias eram inexistentes naquela época, e os salários eram muito baixos se forem comparados ao tamanho do dano que lhes era causado na sua saúde física e mental.
Levando em conta esses aspectos, duas organizações principais foram as responsáveis por iniciar e liderar os movimentos pelo país, denominadas de AFL (Federação Americana de Trabalho) e Knights of Labor (Cavaleiros do Trabalho). Foram realizados protestos, greves trabalhistas e discursos, que nem sempre eram pacíficos então, muitas vezes acabavam resultando em feridos e até algumas mortes. Esses fatos acabaram desencadeando em uma greve geral nos Estados Unidos, ou seja, “o país parou”.
Com o passar dos dias os protestos foram aumentando, os líderes acabaram sendo nomeados pela mídia como “preguiçosos que queriam causar desordem”, pois acreditavam que era desnecessária a continuação dos movimentos, já que da parte deles, nada iria ser alterado, pelo fato de acreditarem que também não era necessário e importante. No dia 3 de Maio do mesmo ano, houveram alguns desentendimentos entre