1 Contribui O De Karl Marx Para A Sociologia
Contribuição de Karl Marx para a sociologia
Para a sociologia a maior contribuição de Karl Marx foi seu estudo sobre o funcionamento da sociedade capitalista, cujo o primeiro volume surgiu em 1867 com o titulo “o capital”. Contem primeiramente uma analise da produção de mercadorias onde Marx realiza uma impressionante descrição do sistema capitalista, sua evolução e transformações. De acordo com Marx o capitalismo era um sistema datado historicamente, portanto sujeito a desaparecer no tempo. Sua existência assim como o escravismo e o feudalismo, chegaria ao fim com uma enorme crise, uma catástrofe geral da economia e das instituições. Marx previa que a falência do capitalismo acorreria em países mais industrializados da Europa. Porem a concepção marxista veio a triunfar na Rússia e na china, países rurais e atrasados.
Diferença entre materialismo histórico e materialismo dialético
Marx fez uma crítica ao idealismo hegeliano, onde afirma que Hegel inverte a relação entre o que é determinante (a realidade material ) e o que é determinado ( as representações e conceitos acerca dessa realidade). A filosofia idealista seria, assim, uma grande mistificação.
Marx procurou compreender a história real dos seres humanos em sociedade a partir das condições materiais nas quais eles vivem. Essa visão da história foi chamada de materialismo histórico. Para Marx não existe o indivíduo formado fora das relações sociais, o que significa que a forma como os indivíduos se comportam, agem, sentem, e pensam vincula-se à forma como se dão as relações sociais. Essas relações sociais são determinadas pela forma de produção da