1 Carboidratos
CARBOIDRATOS
1.1
INTRODUÇÃO
Os carboidratos são as macromoléculas mais abundantes na natureza. Encontramse distribuídos em todos os seres vivos.
Além do nome carboidratos, são também conhecidos como hidratos de carbono, glucídeos, açúcares ou sacarídeos e oses. Os carboidratos mais simples são constituídos por carbono, hidrogênio e oxigênio. Muitos compostos desta classe tem a fórmula geral
(CH2O)n onde n 3, entretanto, existem compostos que não se ajustam à fórmula geral; como exemplo temos a desoxiribose, açúcar do ácido desoxiribonucleico cuja fórmula molecular é C5H10O4. Alguns carboidratos contêm também em suas estruturas, nitrogênio, fósforo ou enxôfre.
Nos seres vivos, os carboidratos exercem diversas funções: fonte de energia pela sua combustão; fonte de carbono na síntese de outros componentes celulares, alimentos de reserva, como é o caso do amido nos vegetais e o glicogênio nos animais; são importantes elementos estruturais das células e tecidos, como no caso da celulose em vegetais e quitina nos animais.
Os carboidratos são poliidroxialdeídos ou poliidroxicetona ou ainda substâncias que por hidrólise liberam esses compostos. Os pertencentes ao grupo poliidroxialdeído são chamados de ALDOSES, enquanto os pertencentes ao grupo poliidroxicetonas são chamados de CETOSES.
H
O
C
H
C
OH
CH2OH
D-gliceraldeído
CH2OH
C
O
CH2OH diidroxiacetona 1.2 CLASSIFICAÇÃO
Segundo tamanho da cadeia, os carboidratos podem ser classificados em três
1
UFLA/FAEPE - Bioquímica
classes principais: Monossacarídeos, Oligossacarídeos e Polissacarídeos.
1.2.1 Monossacarídeos
São os açúcares simples não hidrolisáveis. Incluem compostos de 3 até 7 átomos de carbono. O monossacarídeo mais abundante na natureza é a D-glicose (com 6 átomos de C). Os monossacarídeos constituem as unidades formadoras dos oligossacarídeos e dos polissacarídeos.
Os monossacarídeos simples, são compostos sólidos, sem cor, cristalinos, solúveis em água e a maioria possui sabor adocicado. O