1 CAPITULO 1 SOCIEDADE MODERNA
PARTE I – A SOCIEDADE MODERNA E O NASCIMENTO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS
CAPÍTULO 1 - SOCIEDADE MODERNA
Na sociedade atual, discute-se muito sobre: produção, consumo, comunicação e contrato de massa, evidenciando um nível de interdependência entre os indivíduos como jamais se viu. O sistema capitalista está presente, e grandioso em todos os mercados do universo. E um grande aliado dele na sociedade moderna é o chamado DISCURSO.
[...] O discurso nada mais é do que um jogo, de escritura, no primeiro caso, de leitura, no segundo, de troca, no terceiro, e essa troca, essa leitura e essa escritura jamais põem em jogo senão os signos. O discurso se anula assim, em sua realidade, inscrevendo-se na ordem do significante. (FOUCAULT, 2010, p.49)
Com isso à modernidade da sociedade fez surgir às vantagens e às desvantagens, que estão ligadas estreitamente ao desenvolvimento da sociedade, da ciência, da tecnologia, da medicina, da política e em geral às mudanças da estrutura nas quais se faz possível à comunicação social. Em tese, conclui, o risco se fez integrante do próprio modo de ser da sociedade moderna.
Ironia da Sociedade Moderna (Por Gilson
Costa)
A humanidade se diz fraterna se escondendo atrás de utopias, como definir a sociedade moderna
Seus, erros, acertos e filosofias...
Para romper as mordaças da ignorância é preciso um grande esforço, pois lutar sozinho e sem constância é se fazer e se passa por louco.
Hoje há a chibata do capital
Existem também outras desculpas
Se mata e morre por motivo social
E as religiões também têm suas culpas
Hoje outros grilhões têm que quebrar correntes que prendem nossa dignidade
sicaced.uninorte.com.br
A sociedade finge a todos aceitar raças, credos e sistemas em igualdade.
1.1 CARACTERISTICAS DA SOCIEDADE MODERNA
Convivemos em uma sociedade de classes nas quais algumas pessoas possuem mais poder político e econômico do que outros, a qual habitualmente trabalha para uma minoria que a controla e toma decisões