1 Avalia O A7 Manh Chave
HISTÓRIA DO PENSAMENTO ECONÓMICO
NOME ALUNO
Nº DA MATRÍCULA
Turma
NOME PROFESSOR
Belarmino Gouveia Vissuma
DATA
04/05/2015
Instruções: Responda as perguntas com clareza e certeza. Não rasure. Use o verso da folha como rascunho.
1. Quais os argumentos utilizados por Adam Smith para demonstrar que a divisão do trabalho leva ao aumento da produtividade do trabalho? (1 valores)
R: na medida em que o trabalhador desenvolve uma tarefa específica e repetitiva, a divisão do trabalho permite a especialização do mesmo e, assim, ganhar maior habilidade no desenvolvimento duma tarefa; a divisão do trabalho também economiza tempo, de modo que se mesmo que um trabalhador faltar, o outro pode desempenhar a mesma tarefa simples; e, por último, a divisão do trabalho permite um maior domínio do maquinário.
2. Ao investigar o que na sociedade determina o valor de troca de uma mercadoria, para Adam Smith, diga:
a. Por que, para Smith, nas sociedades evoluídas o trabalho incorporado nas mercadorias não funciona mais como medida do valor de troca? (1,5 valores)
R: Smith argumentou que numa economia em estado “primário e recente” (em que a terra e o capital são inexistentes ou são bens livres), a quantidade de trabalho empregue é que determinará o valor de troca de um bem. Numa sociedade avançada, além do trabalho, os outros factores produtivos são escassos. Assim, os custos de produção (que determina o valor de troca ou preço relativo), incluem não só os custos com o trabalho, mas também com o capital e a terra.
b. O preço natural é controlado pela oferta, pela demanda ou por ambas? (1,5 valores)
R: visto que o preço natural é o preço no longo prazo abaixo do qual os empresários não continuariam a vender seus bens. E este deve cobrir os valores naturais de salários, os valores naturais de rendimento da terra e valor natural do lucro. Então, ele é determinado pelo lado da oferta.
3. Smith diz que o verdadeiro benefício que o comércio internacional pode trazer a um país