1. Aspectos físicos da bahia 1.1 relevo 1.2 clima 1.3 vegetação 1.4 hidrografia
1. Aspectos Físicos da Bahia
1.1 Relevo
1.2 Clima
1.3 Vegetação
1.4 Hidrografia
Relevo
Seu território está situado na fachada atlântica do Brasil. O relevo é caracterizado pela presença de planícies, planaltos, e depressões e as formas tabulares e planas (chapadas, chapadões, tabuleiros). As altitudes da Bahia são modestas, de modo geral: o território baiano possui uma elevação relativa, já que 90% de sua área estão acima de duzentos metros em relação ao nível do mar
Vista da Chapada Diamantina
Os pontos mais elevados na Bahia são o Pico do barbado, com 2 033,3 metros, localizado na Serra dos Barbados, entre os municípios de Abaira e Rio do Pires e o Pico das almas, com 1 836 metros, localizado entre os municípios de Érico Cardoso, Livramento de Nossa Senhora e Rio de contas na Serra das Almas.
O planalto e a baixada são as suas duas grandes unidades morfológicas bastante caracterizadas.
Os chapadões e as chapadas presentes no relevo mostram que a erosão trabalhou em busca de formas tabulares. Um conjunto de chapadões situados a oeste recebe, na altura do estado, o nome de Espigão Mestre.
Os planaltos ocupam quase todo o estado, apresentando uma série de patamares, por onde cruzam rios vindos da Chapada Diamantina, da serra do espinhaço, que nasce no centro de Minas Gerais, indo até o norte do estado, e a própria Chapada Diamantina, de formato tabular, marcando seus limites a norte e a leste. O planalto semi-árido localizado no sertão brasileiro, caracterizado por baixas altitudes.
O relevo que predomina o estado baiano é a depressão.
As planícies estão situadas na região litorânea, onde a altitude não ultrapassa os 200 metros. Ali, surgem praias, dunas, restingas e até pântanos. Quanto mais se anda rumo ao interior, mais surgem terrenos com solos relativamente férteis, onde aparecem colinas que se estendem até o oceano. As planícies aluviais se formam a partir dos rios Paraguaçu,